sexta-feira

Resenha: Os Contos de Beedle, o Bardo - J.K.Rowling

Editora: Rocco

Ano: 2008

ISBN: 85-325-0813-8

Páginas: 107

Classificação: 5/5

Sinopse: Os contos de Beedle, o Bardo são cinco histórias de fadas diferentes entre si. Cada uma delas é dotada de um caráter mágico próprio e proporcionarão, a seu turno, prazer, riso e a emoção do perigo mortal. Trouxas e bruxos vão apreciar os comentários de autoria do professor Alvo Dumbledore, nos quais ele reflete sobre a moral ilustrada pelos contos e dá breves notícias sobre a vida em Hogwarts. Um volume singularmente mágico, ilustrado pela autora J.K. Rowling, e que ficará guardado na lembrança por muitos anos.


No último livro da série Harry Potter - Harry Potter e as Relíquias da Morte - é apresentado o livro Os contos de Beedle, o Bardo que seria como um livro de histórias infantis para ler as crianças bruxas antes delas dormirem. Logo após essa obra ser citada no livro e filme, a autora decidiu escrever e publica-lo e podemos ficar muito felizes com os cinco contos que o livro contem, sem mencionar os comentários maravilhosos do nosso amado professor Alvo Dumbledore que nos ajuda a entender melhor as lições que cada história quer nos passar.

O livo começa com uma introdução da autora J.K. Rowling dando um resumo breve do que irá ter nesses contos. Também podemos ler algumas notas da autora ao longo dos contos explicando para os Trouxas algumas coisas do mundo Bruxo.

1- O Bruxo e o Caldeirão Saltitante:

Um velho bruxo muito bondoso, ajudava seus vizinhos Trouxas com seus problemas. Em vez de revelar os seus poderes a eles, fingia que toda a sua mágia saia de um pequeno caldeirão a que ele chamava de sua "Panelinha da Sorte". Logo o velho bruxo morreu e deixou o caldeirão como herança para seu filho, mas seu filho não achava certo o que o pai fazia. Para ele, pessoas que não tivessem magia não valiam nada e era um desperdício ajuda-las. Mas, logo depois de rejeitar o caldeirão, ele começou a saltitar de atrás do bruxo e ai começa o seu desespero. 

Eu gostei bastante dessa história. No primeiro momento não tinha entendido o que o conto quer nos passar, mas depois de ler os comentários de Dumbledore, eu comecei a gostar bastante da história. Alvo nos conta uma coisa muito interessante sobre esse conto, ele foi reescrito, pois mostrava um gesto de amor entre Bruxos e Trouxas o que na época do lançamento da história, era proibido. Mas, o livro que é nos apresentado é o verdadeiro, o original.

2- A Fonte da Sorte:

No dia mais longo do ano, centenas de azarados - Bruxos ou Trouxas - se reunião e torciam para serem escolhidos para entrar no jardim e disputariam para ver quem iria se banhar na fonte e ter sorte pelo resto da vida. Desta vez, quatro pessoas tiveram a chance de entrar na competição e logo podemos tirar várias lições dela.

Esse conto foi o mais fácil de entender. Com certeza os comentários do professor ajudaram também á entender algumas coisas que não ficaram bem entendidas, mas foi o conto mais fácil de compreender comparado aos outros. Acho que essa história é bem para crianças mesmo e foi um que eu gostei bastante. O final é bem diferente do que eu imaginava! Foi uma grande surpresa.



3- O Coração Peludo do Mago:

Um jovem mago rico e bonito decidiu recorrer as artes das trevas para se proteger do amor, pois achava ridículo o jeito que as pessoas apaixonadas se comportavam. Num certo dia, tomado pela sua ganancia, decidiu procurar a mulher mais linda que existia no mundo e quando finalmente encontrou, fingiu que estava apaixonado por ela. Mas, a moça logo percebeu que seu coração era frio e duro como pedra e logo pede justificativas por ele ser assim.

Esse de longe é um dos contos mais horripilantes de Beedle. Dumbledore nos conta que muitos pais não liam essa história para os filhos, pois sabiam que teriam pesadelos com ele. Mesmo assim, foi um conto que eu gostei bastante. Ele fala sobre a vulnerabilidade das pessoas e como elas fazem de tudo para não te-lá e nem os Bruxos saem ganhando nesse quesito.

4- Babbitty, a Coelha, e seu Toco Gargalhante:

Um rei apalermado decide que somente ele pode ter poderes mágicos então ordena que seus guardas matem todos os bruxos, mas traga um candidato para o ensinar a obter a magia. O único que se oferece é um jovem charlatão e ganancioso bruxo. Enquanto isso, uma velhinha bruxa se diverte com as aulas do rei o que coloca o charlatão em apuros. Ao descobrir ele a ameaça, e ela claro, não gosta nem um pouco disso. 

Esse sem duvidas é o conto mais completo e longo que tem na obra. Confesso que não gostei muito dele, mas claro que as lições que podemos tirar dele são bem válidas. Dumbledore fala nos seus comentários bastante sobre a transformação que a velhinha bruxa faz ao decorrer da história. Neste caso, ela cita a professora Minerva por causa da sua transformação de mulher para gato.

5- O Conto dos Três Irmãos:

Numa tarde, três irmãos decidiram atravessar um lago ao anoitecer, mas não havia ponte então os três irmãos usaram sua magia para criar uma. Quando estavam na metade do trecho, a morte interrompeu seus caminhos, mas foi generosa e decidiu deixa-los passar e ainda escolher um presente, o que quisessem. A morte iria dar a eles. Depois de escolherem o que queriam, eles se separaram e cada um foi para seus respectivos caminhos e tiveram finais trágicos. 

Com toda a certeza esse é o meu favorito. Esse é o único conto que é lido em Harry Potter e é um dos melhores. No mundo dos Bruxos, ninguém sabia se essa história realmente era verdadeira ou se realmente existiam as Relíquias da Morte e o professor diz em seus comentários que nem ele tem certeza se realmente existiram ou existem. 

"Mesmo eu, Alvo Dumbledore, acharia mais fácil recusar a Capa da Invisibilidade; o que prova apenas que, esperto como sou, continuo sendo um bobalhão tão grande quanto os demais."  PG:103

Não posso deixar de informar que a diagramação do livro é incrível! Os desenhos de cada conto estão muito bons e a capa é muito linda! Com certeza qualquer fã de Harry Potter deveria ter esse livro em sua estante.

Beijinhos :*

Unknown

16 comentários:

  1. Parabéns pela resenha! Quanto ao livro: já conhecia, pois, minha filha tem toda coleção do Harry Potter — que não li todas, sou sincera, e para dizer a verdade, a narrativa não faz assim meu gênero preferido, comecei a me cansar no terceiro da saga —bem, sou de uma outra geração, pode estar relacionado a isso, tomara. Rsrsrs . E como mencionado, minha filha é fá da autora J. K. Rowling , e por este motivo, conheço o livro. Nada vindo da autora é ruim, portanto, leiam, talvez gostem mais que eu. Estou seguindo suas redes sociais, querendo e gostando, seja bem-vind@ as minhas redes também. http://www.cristinadeutsch.org/
    Saudações literárias.
    Beijos no ♥
    CD

    ResponderExcluir
  2. Amanda morro de vontade de ler esse livro, sempre tive oportunidade de compra-lo mas sempre deixei para depois, sua resenha me deu animo, Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li Harry Potter, mas tenho como meta ler este ano! Espero que eu consiga e então irei ler esse livrinho de contos. Acho a capa linda!! - Joanna Amaro.

    ResponderExcluir
  4. Ah, que fofura! É a primeira resenha que leio sobre esse livro, fiquei encantada! Com certeza lerei, quando terminar a serie! (estou no quarto livro, ainda). Adorei que falou um pouco sobre cada conto! <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oiii Amanda, adoro resenhas assim com contos separados, até porque eu também faço isso no meu blog.
    Eu gostei muito da obra mesmo, porém no momento não compraria e leria porque quero ter a série primeiro e não tenho nenhum livro.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Oie
    eu to numa vibe forte de hp pois vi esses dias e me deu uma nostlgia gigante, quero muito ler a série toda e finalmente ler esses a parte, gostei da resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá! Gosto muito de livros de contos, sendo do Harry Potter, me deixa mais curiosa ainda para ler. Ainda não o conhecia, mas já anotei aqui na minha lista. Sua resenha ficou incrível. Já estou imaginando as ilustrações da autora. Beijos, Érika ^^

    ResponderExcluir
  8. Olá Amanda, Li essa obra faz muito tempo e confesso que a que mais me chama a atenção é justamente a que me recordo com maior facilidade, 'O conto dos três irmãos', acho que é porque sempre ouço a história quando assisto o filme, ai fica difícil esquecer.

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bem? Meu sonho é ler esse livro, estou esperando uma promoçãozinha boa pra comprar este e os outros dois spin-off's da série <3

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Breve estarei lendo esse mini livro, claro, assim que eu comprar. Adoro esse mundo do nosso bruxinho querido. Dependendo dos contos, irei ler para minha sobrinha. ^^
    Abraço
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  11. Ainda tô lendo a série do Harry Potter (pois é, nunca tinha lido) depois, pretendo ler todos esses livros "spin-off". Sempre achei a capa lindinha!
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?
    Quer voltar ao mundo de Harry Potter rapidamente? Só ler este livro que é muito amor ❤️ Meu conto favorito é o da fonte da sorte.
    Gostei muito da sua resenha!
    Beijos, Larissa(laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Ahhhh o meu favorito também é O Conto dos Três irmãos ♥
    Entre ler a saga de HP e este livro pra mim a distância foi um pouco grande, mas lembro que li com muita nostalgia todos os contos.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Amanda!
    Esse livro é uma ótima aquisição para quem é fã de Harry Potter. E as histórias são muito peculiares e cheias de mensagens. ^^
    Eu adoro esse livro, a edição esta muito fofa.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi. Sempre fico tentada a comprar esse livro, mas nunca o fiz, sua resenha me convenceu, gostei dos contos, fora que a capa é linda, né?

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Por incrível que pareca eu ainda não li HP, mas tenho um projeto para ler ano que vem (deixa eu passar desse TCC), por isso acho que é melhor eu só ler esses contos depois de conhecer mais profundamente a história.
    Eu assisti todos os filmes, então tenho certo interesse em saber sobre o conto do Três irmãos.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir