sábado

Resenha: Xadrez - Fabiane Ribeiro

Editora: Multifoco 
ISBN: 987-85-7961-479-6
Ano: 2011
Páginas: 380
Classificação:  5/5

Sinopse: Inglaterra, 1947. A Europa encontra-se devastada pela Segunda Guerra Mundial, assim como o coração de Anny. A garota de oito anos vê seu mundo desmoronar ao receber a notícia de que não poderá mais viver com os pais e terá que se mudar de casa levando pouco mais que seu tabuleiro de xadrez. Tudo parecia um pesadelo, até que surge Pepeu, um jovem misterioso que mudará para sempre a vida de Anny, levando-a a aprender sobre o mundo e a viver momentos emocionantes sem sair dos canteiros de seu pequeno jardim. Ao lado de anjos que são colocados em sua jornada, a doce menina aprende a enfrentar as dificuldades através de lições de abnegação, fé e amor verdadeiro.

Quando eu li a sinopse desse livro, imaginei um super drama. E ao ler a história me deparei com algo totalmente diferente. E espero de verdade, poder transmitir através dessa resenha, tudo que senti ao lê-lo.
O livro á narrado na terceira pessoa e tem uma linguagem simples e leve. A personagem principal é a Anny, mas nem por isso os demais personagens que aparece na história deixam de ter sua devida atenção na história. Por falar em personagens, todos são muito bem elaborados, bem descritos, trabalhados e com finais adequados.
 A trama gira em torno de Anny, uma menina de oito anos que mora em uma grande casa, bonita e muito luxuosa. Anny tem tudo que deseja, um quarto repleto de brinquedos, um balanço, piano e televisão. Mas mesmo tendo todo luxo do universo, ainda falta algo realmente importante, ter seus pais sempre ao seu lado. Ambos trabalham juntos e viajam muito. Ficam em casa apenas aos sábados, o mesmo que é o dia mais esperado na vida de Anny. De forma totalmente inesperada, os pais da menina a avisam que eles irão agora ficar um ano fora de casa e que Anny deverá morar com a sua vizinha e professora (nada agradável!) Jane. Mesmo vivendo em um completo cativeiro, a garota conhece pessoas maravilhosas como Pepeu, Hermes, Nicole, Frank, George e Desiré. E a partir disso, sua vida muda completamente.
 O livro passa uma mensagem linda, junto com Anny, podemos descobrir a ser doce, ter muita fé, esperança e sempre acreditar no melhor. Xadrez é o tipo de livro que emociona, marca e te faz ver as coisas de uma forma diferente após lê-lo. Eu realmente perco as palavras ao tentar descreve-lo, foi uma sensação fantástica poder conhecer melhor o trabalho da autora Fabiane. É o tipo de leitura, que fica muitas coisas nas entrelinhas, é preciso explorar e sentir cada detalhe do livro.
A autora esta de parabéns, pelo magnífico trabalho. Xadrez foi um dos melhores livros brasileiros que já li, o talento de Fabiane com as palavras é realmente fascinante. Cada história, cada personagem me marcou e me inspirou de alguma forma. Espero poder levar as lições de Anny para a vida inteira. Eu mais do que recomendo essa leitura, é o tipo de história, que todos deveriam ler. E, é através desse tipo de trama, que eu vejo o quanto a literatura brasileira melhora a cada dia mais.  Sem contar, que além das grandes lições, o livro tem mistérios, suspense e ação que nos prende do inicio ao fim.

Avaliação completa:
Capa: 5/5
Narrativa: 5/5
História: 5/5

Kamila Raupp

9 comentários:

  1. Nossa eu acho um máximo quando acontece isso com os livros a gente se inspira e eles fazem com que os personagens sobrevivam depois da leitura.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Kamila :)
    Um livro com nota máxima em tudo?
    Preciso ler *--*

    Meu email é: rimasdopreto@gmail.com

    Beijos e tenha uma excelente semana

    ResponderExcluir
  3. Ah, obrigada por seguir de volta. Eu trocava de bolsas sempre também, mas agora sosseguei o facho.

    Eu concordo com o que você disse, os autores brasileiros finalmente estão recebendo a atenção que merecem... na verdade ainda falta muito, mas precisamos dar valor a esses incríveis autores escondidos por ai.

    Eu gosto do seu estilo de resenha. E gosto de livros que explorem todos os personagens, já de cara quero muito ler esse livro.

    Beijos. http://tudotemrefrao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Levou a nota máxima em todas as categorias!! Então isso é um sinal, eu preciso ler ele ;) hihihi

    ResponderExcluir
  5. nossa, tbm fiquei curiosa*-* Só não gosto da capa desse livro, mas quero lê-lo.

    ResponderExcluir
  6. Quero muito ler ese livro, tanto esse quanto o outro título d autora, têm sido muito bem criticados. Adorei a resenha (:

    Bj;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  7. Já vi tantas resenhas desse livro e todas com ótimas críticas, quero muito lê-lo ainda.

    Primeira vez que visito aqui, me encantei com o blog ><
    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Kamila sua resenha ficou encantadora! *-*
    Eu tô louca para ler Xadrez. Estou participando do book-tour e surtando aqui para que chegue logo a minha vez...rs
    Obrigada por avisar sobre o envio do livro.
    BjO

    ResponderExcluir
  9. Ai meu Deus... Já estava louca para ler esse livro. Agora que a curiosidade aumentou mesmo. SOu suspeita quando o assunto são livros com essa temática. Amo demais. Estou participando do book tour, cada vez mais ansiosa para ele chegar. Amei a resenha. Bjs!

    ResponderExcluir