terça-feira

Resenha: Gueixa – Liza Dalbim

Editora: Objetiva
ISBN: 85-7302-498-4
Ano: 2003
Páginas: 358
Classificação: 1/5

Sinopse: Na década de 1970, Liza Dalby, uma típica estudante norte-americana de antropologia, apaixonou-se pela cultura japonesa e resolveu dedicar-se ao estudo das gueixas. O que inicialmente seria um trabalho de campo para uma tese acadêmica, acabou por se tornar uma radical e surpreendente experiência de vida. Liza foi a primeira mulher ocidental treinada para ser gueixa. Com o nome de Ichigiku a autora entrou para um clã de gueixas em Quioto, e embarcou numa longa jornada em que pôde vivenciar os hábitos, a arte e a posição social dessas mulheres no Japão moderno. O livro GUEIXA relata sua experiência e desvenda a realidade por trás deste misterioso mito.Como surgiram as gueixas na história do Japão? O que representam na sociedade japonesa dos dias de hoje? Como uma estudante norte-americana conseguiu tornar-se uma típica gueixa? A cada uma dessas respostas, você irá mergulhar num mundo fascinante, envolto por séculos de mistério e fantasias. Liza Dalby quebra preconceitos e tabus, revelando a verdadeira face dessas mulheres treinadas desde jovem nas artes da dança, do canto e da conversação.

Bom, eu não sei muito bem como começar ou o que escrever nessa resenha. Pois esse foi um livro que infelizmente eu abandonei. O livro não chega nem perto de ser uma história fascinante, que te envolva e te prenda. Parece muito como um livro da matéria de história da escola sabe? Aqueles textos longos, com datas e sem fim falando sobre um determinado fato histórico.

Aquilo que em meados da década de 1970 eu descrevi como um retrato das gueixas e de seu lugar na sociedade japonesa moderna transformou-se em instâneo fotográfico de um período especifico. Pág: 19 *

A autora do livro passou algum tempo num clã de gueixas, foi à primeira mulher ocidental a ser treinada para isso. Com certeza viveu inúmeras experiências lá dentro e acho que se ela tivesse usado isso para escrever o livro, sem usar fatos ficcionais, apenas os reais daria um ótimo livro. Pois a cultura japonesa é algo que intriga as pessoas e foi isso que me levou a tentar ler esse livro. Mas o livro é bem diferente, como a Liza é uma antropóloga e usou a vida das gueixas como uma tese acadêmica, seu livro foi reflexo disso.

Como ele não é meu livro, é de livro viajante do Skoob, foi um dos motivos que me impediu de lê-lo. Eu li apenas 140 páginas dele em 20 dias. Pois é. Se fosse meu, eu acho que demoraria quase um ano, mas o leria. E daí poderia chegar a um conclusão diferente da que tive, ou não.

*Esse trecho do livro, não tem quase nenhum significado ou sentido lido assim solto. Foi apenas uma parte que retirei para mostrar o tipo de escrito que o livro tem. 

Classificação Completa:
Capa: 4/5
História: 1/5
Narrativa: 1/5

Kamila Raupp

9 comentários:

  1. que chato, é ruim quando a gente não gosta de um livro... D;

    Nunca tinha ouvido falar sobre esse livro em questãom nas Memórias de uma Gueixa é um livro que fala sobre o assunto e tem uma história bem interessante, já leu? Eu gostei bastante e inclusive resenhei lá no blog ^^

    Bjbj;*
    Naty - Just Books !

    ResponderExcluir
  2. Sei lá, não sou muito fã de Gueixas.
    Nunca li nenhum livro sobre, mas acho que encanei com essa palavra mesmo. rs

    Bia | Blog Livros e Atitudes

    ResponderExcluir
  3. Poxa, mas na resenha o livro parecia ser tão legal! Você já leu o memórias de uma gueixa? Eu li e amei!

    ResponderExcluir
  4. Oi Káh, tudo bem? Nunca li esse livro, mas parecer legal, gostei da temática.
    Gostei bastante do seu blog, estou seguindo ele ok? Também tenho um, se quiser passar por lá depois fique a vontade.

    Igor Gouveia
    http://25conto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Já comecei a ler Memória de uma gueixa e gostei bastante, se você ainda não leu, acho que é o que você procura!

    ResponderExcluir
  6. Ah,não gostou do livro?
    Sei la,qualquer coisa que fale do Japão eu adoro *--*

    Beijos e tudo de bom

    ResponderExcluir
  7. Nunca ouvi falar sobre esse livro. Mas não me interessei por ele lendo a sinopse depois de ler a sua resenha então. Acho que esse vai ser um livro que eu não vou ler.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Já me falaram deste livro, mas sei lá, não é querer ser puxa-saco, mas pela sinopse... não me agradou muito :(

    ResponderExcluir
  9. O livro não trata uma história, nem tão pouco pretende contar uma estória. É a visão de uma antropóloga especializada em cultura japonesa. Decodifica o universo de uma gueixa e - tenta - ampliar a visão dos ocidentais sobre o assunto. Gueixa: artista. Mulher que transita por diversas linguagens. Seria isso, antes de qualquer outra coisa. Excelente se for lido por esse viés. Talvez por esse post fique mais clara a intenção da autora.http://aartecontagia.blogspot.com.br/2014/04/a-arte-como-vida-sou-uma-gueixa-no.html

    ResponderExcluir