segunda-feira

Resenha: Não sou este tipo de garota – Siobhan Vivian

Editora: Novo Conceito 
ISBN: 978-85-63219-38-1
Ano: 2011
Páginas: 248
Classificação: 4/5

Sinopse: Este era seu último ano do colégio. Entrar na universidade, ser presidente do conselho estudantil e passar todos os dias com sua melhor amiga era tudo o que Natalie havia planejado. Ela sempre foi estudiosa, a melhor da classe. Não era o tipo de garota comum na Academia Ross, pois se preocupava muito com sua reputação. Talvez até demais. Então, para sua surpresa, no início das aulas, uma caloura a reconhece por te-la tido como babá anos atrás. Desse reencontro surgirão muitos acontecimentos em que Natalie será obrigada a fazer difíceis escolhas para os dilemas de sua vida no ensino médio, como qualquer adolescente. Seu último ano será repleto de decisões, indecisões, julgamentos e paixões, tornando-se inesquecível. Seus planos sofrem uma reviravolta e sua vida fica de pernas para o ar, tudo o que ela não desejava inicialmente.

O livro conta a história de Natalie, uma garota que tem praticamente tudo perfeito, é presidente do grêmio estudantil, tem sua melhor amiga somente para ela, tem uma boa reputação na escola, os professores a adoram e tira notas ótimas que irá lhe dar a faculdade desejada. Sua melhor amiga, Autumn, após passar por um momento de ma fama na escola, tem apenas Natalie como amiga e vice versa. No primeiro dia de aula, em uma ação desesperada de ajudar uma caloura que acidentalmente esta mostrando tudo que tem em baixo da saia ao juntar suas coisas do chão, ela a reconhece. Spencer, uma garotinha em que ela foi babá aos 12 anos. Mas será que foi mesmo um acidente? Natalie mal espera pelas reviravoltas que terá durante o ano...

As garotas tinham os cabelos presos em rabo de cavalos com cachos de fita de cetim branco, e shorts brancos atoalhados que eram curtos demais para qualquer atividade atlética de verdade. [...] todas usavam o mesmo uniforme, a mesma baby look azul. [...] as camisetas tinham bolas enormes, posicionadas bem em frente dos seios. E acima, a mesma palavra impressa no peito, fazendo um arco perfeito. “Rosstituta”. Pág: 72

O livro é narrado pela personagem principal. Tem uma escrita tranqüila e de fácil compreensão. Seus capítulos são bem curtos, da para se lê-lo em dois dias. Tem páginas amarelas, que facilita ainda mais a leitura. Por ter os capítulos assim e uma trama envolvente, não tem como se dar conta da leitura e quando vê já esta no fim.

Havia algo muito errado com as garotas que eu conhecia. Pág: 84

É uma história bem teen mesmo, com um tema de abordagem bem da fase de adolescência em que se vive o processo de amadurecimento e se auto conhecer. A personagem principal, se parece com um pouco do que todas as garotas foram (ou são). Mas por querer ser perfeita demais a mesma irrita um pouco. Pois ela não vive do jeito que queria ou deveria viver.

Connor sorriu. Com certeza, nunca havia sido tratado dessa forma por uma garota. Como muitas coisas na vida, me fez muito bem ser a primeira. Pág: 91

Acho que todo mundo sabe, que a vida de colégio, é daquele jeito “qualquer deslize” vira motivo de má reputação. E é bem isso que retrata a trama, esse mundo adolescente em que se vive em constante dúvida se deve ou não ser como uma amiga, se deve ser apenas você mesmo. Mundo de Paixões, pegações e rolos. Em que os amigos são praticamente tudo. E quem nunca passou por isso, hein?

- É isso que as amigas fazem – foi a primeira vez que disse isso para alguém que não fosse minha melhor amiga, mas o significado foi o mesmo. Pág: 101

Eu gostei do livro, achei que a história prende bastante o leitor e acho que a autora aposto em um tema bom. Só que dependendo da forma como cada um interpreta a história ela pode transparecer que o certo é o errado. Não quero largar nenhuma spoiler, mas esse foi um dos motivos do livro não entrar na lista de preferidos. Do meu ponto de vista, alguns temas da trama poderiam ter terminados de outra forma. 

- Mas não é delas que eu gosto – disse, com os olhos fixos nos meus. Pág: 117

Recomendo a leitura dele, é um livro “light” com um tema que eu ainda não tinha lido. Bem bacana mesmo.

Classificação completa:
Capa: 5/5
História: 4/5
Narrativa: 5/5

Kamila Raupp

9 comentários:

  1. Ainda não li esse livro, mas estou com vontade de lê-lo faz tempos ;D Gostei da resenha!

    Bjãoo;*
    Naty - Just Books !

    ResponderExcluir
  2. Preciso ler esse livro logo, UAHIUAHUIHAUHA! ;x
    a capa é super linda! \o/, e estou curiosa para ler!
    Adorei a resenha... parabééns! :)

    Beijão,
    Milena
    DIVERT LETRAS

    ResponderExcluir
  3. Oi ..

    Já li o livro e gostei bastante. Tem uma leitura leve, divertida e agradável. Realmente é um livro “light”, não temos muito o que tirar da leitura e levar para a nossa vida, mas no geral é um livro bom.

    Gostei da resenha :)

    João Victor
    http://amigodolivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Kah,
    Eu gostei desse livro, ele é bem legal e espirituoso. A Natalie me irritou muiot em alguns momentos, mas acho que era mesmo o plano da autora! UHAUSha
    Adorei a resenha.

    Beijo
    Will
    Vicio de Cultura

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei do livro mas achei ele bem light mesmoooo, porque eu gosto dele nos filmes, mas achei que deveria ter mais explicações sobre alguns personagens.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Não me interessei pela história desde o inicio, e como há esse lado meio "moral da historia negativa" eu acho que não vou curtir mesmo a leitura. Mas a capa é linda e eu curti as resenhas e as citações que você separou.

    Beijão, Kamila!

    www.felizvros.com

    ResponderExcluir
  7. Ahhhhhhh eu quero ler!!!
    Muito bom seu blog!

    ResponderExcluir
  8. Eu quero comprar logo esse livro, não vejo a hora de ler, a capa dele e linda!
    Gostei da resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Li e tbm gostei do livro, tbm achei que alguns temas foram abordados de uma maneira ambigua... fica a interpretação e não sei se gosto muito disso. tô pensando ainda! Kkk

    Mas no geral é bem legal, a Natalie me irrita um pouco porque é muito lerda pra perceber as coisas e as intenções de quem a cerca mas é um ótima leitura, flui bem e tudo mais que você disse.

    Bjs

    ResponderExcluir