quinta-feira

Resenha: Um amor para recordar - Nicholas Sparks

A resenha de hoje é do livro Um amor para recordar do autor Nicholas Sparks, confiram:

Editora: Novo Conceito
ISBN: 978-85-63219-26-8
Ano: 2011
Páginas: 184
Classificação: 5/5

Sinopse (retirada do skoob): Cada mês de abril, quando o vento sopra do mar e se mistura com o perfume de violetas, Landon Carter recorda seu último ano na High Beaufort. Isso era 1958, e Landon já tinha namorado uma ou duas meninas. Ele sempre jurou que já tinha se apaixonado antes. Certamente a última pessoa na cidade que pensava em se apaixonar era Jamie Sullivan, a filha do pastor da Igreja Batista da cidade. A menina quieta que carregava sempre uma Bíblia com seus materiais escolares. Jamie parecia contente em viver num mundo diferente dos outros adolescentes. Ela cuidava de seu pai viúvo, salvava os animais machucados, e auxiliava o orfanato local. Nenhum menino havia a convidado para sair. Nem Landon havia sonhado com isso. Em seguida, uma reviravolta do destino fez de Jamie sua parceira para o baile, e a vida de Landon Carter nunca mais foi à mesma.


Esta é a minha história - e prometo contar tudo. No início você vai sorrir, e depois vai chorar – não diga que não avisei.  Pág. 11

O recado é dado logo no inicio e sim é impossível não se emocionar com a história linda, romântica e triste que vem a seguir.

Quem já leu algum livro do Nicholas, esse é mais um em que começa com o Landon aos seus 57 anos. O mesmo começa a contar uma história de quando tinha 17 anos. Landon era considerado o “bad boy” da sua cidade. Jamie também tem 17 anos, é a moça certinha, filha do reverendo da igreja, que ajuda os animais e órfãos e que se da bem com todos os adultos da cidade. É caçoada por todos na sua escola pelas roupas que usa e por estar sempre com sua bíblia. Landon pensando em se dar bem nas matérias, se escreve nas aulas de teatro e para conseguir ir a faculdade se torna presidente do grêmio estudantil. Quando chega o baile da escola, ele se vê sem acompanhante para o mesmo, sobrando apenas Jamie. Será que um simples baile e uma peça de teatro podem mudar a vida de Landon e Jamie para sempre?

- Eu adoraria ir com você – ela disse, finalmente – mas com uma condição.
- E o que é?
- Você tem de prometer que não vai se apaixonar por mim. Pág. 43

Se você já viu o filme, ao ler a sinopse vai ficar meio baile? Orfanato? Como assim? Pois é, o livro é um pouco diferente do filme, claro a trama principal dos dois é igual, mas o filme dá um ar romântico a mais na história.

Eu tinha assistido ao filme antes de ler o livro, sendo assim sabia de grande parte do que aconteceria. Mas como disse ambos tem suas diferenças e isso me surpreendeu, fazendo com que eu lese o livro muito rápido, em dois dias já o tinha terminado.

É uma leitura super simples e fácil de compreender, uma história que te envolve e te emociona muito. E ao longo da trama você consegue perceber o quanto aquele garoto “bad boy” de 17 anos amadurece após conhecer Jamie.

- Você é linda – eu disse, finalmente, e acho que todos, desde as senhoras com cabelo azulado na frente até os meus amigos ao fundo do auditório perceberam que eu estava sendo totalmente sincero. Pág. 110

Eu chorei no final do livro, mesmo sabendo o que aconteceria, foi inevitável me conter. É um romance lindo, lindo e lindo, enchi o livro de post it de tantos quotes marcantes que tem. É aquele tipo de história que te faz pensar, e se acontece-sê comigo isso? Que mistura felicidade com tristeza e no fim não consegue se saber o que realmente sente. É o melhor romance do Nicholas que eu já li até hoje.

Olhei para Jamie, depois para o teto, e depois ao redor do salão, lutando para manter a compostura, e depois para Jamie novamente. Sorrimos um para o outro. E tudo que eu fiz foi imaginar como poderia ter me apaixonado por uma garota como Jamie Sullivan. Pág. 123

Recomendo os todos que gostam de um romance, daqueles que você nunca vai conseguir esquecer.

Avaliação Completa:
Capa: 4/5
Narrativa: 4/5
História: 5/5



Kamila Raupp

23 comentários:

  1. aaa, to simplesmente morrendo de vontade de ler esse livro, serio... rsrs
    sua resenha ta linda, parabens :)

    beijos,
    @adri_brust
    http://stolenights.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. A cada resenha que leio de Um Amor Para Recordar me faz ter mais vontade de ler o livro. A história é muito bonita mesmo (vi o filme faz tempo). Curiosamente, e não sei por quê, eu nunca li nada do autor.
    Bj!
    escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi,Ka!
    Super legal a resenha! Eu AMO esta estória, não resisti e já comprei o meu livro :)

    Ah, já mandei a sua cartinha!
    Bjs, Drica Gomes

    http://dricaandcia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Káh, estou adorando o blog! E já estou seguindo :)

    Assisti o filme umas 20 vezes, mas estou LOUCA para ler o livro. Até achei estranho que não encontrava para vender antes ;~

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Aiin que lindoo, preciso ter esse livro já!
    Amei sua resenha, o filme ja é "mara" o livro então deve ser um sonho.

    Beeijo
    Jaine - Little things

    ResponderExcluir
  6. Nossa pelo jeito é bem emocionante mesmo. Vou começar a ler na semana que vem. E com certeza terei que preparar lenços e mais lenços, pois todos os livros que li do Sparks até o presente momento, eu chorei em todos.

    Eu também adoro colocar post it nas páginas que mais gosto.

    Comprei o filme semana retrasada e estou resistindo a vontade de assistir, mas só farei isso quando ler o livro. Já tinha ouvido falar que tem umas diferenças entre a obra e a adaptação.

    Adorei a resenha!

    Beijinhos

    Ler e Almejar

    ResponderExcluir
  7. Prefiro nem comentar rsrs sou suspeitissima para falar do sr.Sparks. AMO de paixão!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Kah, queridaaa!!! Ainda naum li esse livro, mas vi o filme e chorei horrores...kkkk Nem sei se eu vou ler o livro pq depois de ver o filme eu acho q eh meio sem graça, livro eh pra ler antes!
    :)
    Bjossssssssss

    ResponderExcluir
  9. Oi Kámila! Que ótima resenha!

    Este filme é um dos meus favoritos, e desde que descobri que tinha o livrosurtei.

    Ainda não tive a oportunidade de lê-lo, mas pretendo.

    Beijos pra você!
    www.livroseatitudes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Ah, droga, eu aposto que vou chorar também. Eu sempre choro USHAUHS Chorei no filme, vou chorar no livro, aposto. Mal psoso esperar para ler o livro, quero muito mesmo *o*

    Rachel Lima
    http://etcoetra.blog.br

    ResponderExcluir
  11. Já assisti ao filme, e mesmo não sendo muito emotiva acabei chorando um monte! O livro deve ser incrível... Estou louca pra ler!!

    ResponderExcluir
  12. Eu ainda só vi o filme ! é lindo e ao mesmo tempo triste.
    Muito legal o blog!
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Sou suspeita para falar do livro. Simplesmente incrível. Todos os livros do Nicollas Sparks te deixam com uma dorzinha no coração, mas te fazem muito bem. Linda resenha. BJS!

    ResponderExcluir
  14. Ahhh!

    Esse é meu livro favorito do Sparks!

    è tãããããão lindo!
    =)

    Bjinhos =*
    Psiu!
    Silêcio Que Eu To lendo

    ResponderExcluir
  15. Engraçado...esse é meu filme favorito, mas ainda não li o livro, acho que é porque me disseram que a história é um pouco diferente, não queria me decepcionar, mas acho que depois da resenha vou me dar a chance de ler!

    ResponderExcluir
  16. Estou morrendo de vontade de ler. Tomara que seja tudo que eu espero (:

    ResponderExcluir
  17. To loooooooooooka pra ler ele.
    Não gostei muito da capa. Mas nao conseguiram a do filme ne, então fazer o que?! =/
    Amei sua resenha e fiquei com mais vontade de ler. Dizem que muda algummas coisas ne? Mas tudo bem, Nicholas é Nicholas <3.
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Que resenha mais linda! Eu quero chorar em um livro com protagonistas humanos, nunca aconteceu isso comigo, hehe. Quero ler esse, quem sabe seja o primeiro? Todo mundo fala super bem do Nicholas e essa história parece ser realmente boa!

    ResponderExcluir
  19. O filme é lindo demais. Me disseram que o livro é bem diferente e que não chega a ser tão bom" :( mas quero ler

    Beijos

    Amigas entre livros

    ResponderExcluir
  20. Esse filme é perfeeeeito. Af, é muito muito lindooo!!! Me emocionei demais e chorei muito quando assisti, o livro deve ser ainda melhor, eu to louquinhaaa pra ler ele! A resenha ficou muuito boa, parabéns ^^


    Beijos { http://17ezesseteinvernos.blogspot.com/ }

    ResponderExcluir
  21. Parabéns pelos seis meses de blog, que muitos outros venham por aí!
    Nicholas Sparks é incrível, não tem como não gostar... Até meu namorado lê! heuiheiue
    diariodeumapinup.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Chorei com livro, chorei com o filme .. que historia linda1 Um dos melhores livros que ja li . Bjinhusss

    ResponderExcluir