terça-feira

Resenha: O Poder do Fogo – Khêder Henrique

Editora: Novo Século 
ISBN: 978-85-7679-425-7
Ano: 2011
Páginas: 236
Classificação: 5/5

Sinopse: O Grande teste – uma série de provas práticas e teóricas realizadas para definir o rumo profissional de um estudante – será realizado dentro de um mês em Diaspos, uma vila rural que fica ao sudeste do mítico continente de Myruna. Todos os jovens estão empolgadissimos com a aproximação desse evento. Menos Kiara Ancessus. Entretanto, tudo pode mudar quando o forasteiro Lucius Veniaga chega ao vilarejo com o desejo de estudar com a misteriosa Elemiah Mirone, uma elementar aposentada. Os elementares são indivíduos com habilidades únicas e fascinantes, tais como manipular os elementos da natureza conforme sua vontade. Dividida entre o desejo de agradar a seus familiares e a vontade de encontrar uma atividade na qual sinta prazer em desempenhar, Kiara iniciará uma jornada de aventuras e descobertas onde enfrentará surpreendentes desafios.

O livro conta a história de Kiara, uma jovem de 14 anos que mora em uma vila chamada Diaspos, com seu pai e seu avô. Kiara não gosta e nem consegue realizar a maioria das atividades convencionais que os moradores da vila fazem da vida. Quando o Grande Teste se aproxima, a garota fica apreensiva, pois sabe que será um fracasso total nele e que acabará tendo que escolher como profissão algo que não gosta. A mãe de Kiara, morreu assim que ela nasceu. Sua mãe era uma elementar, e Kiara nunca tinha pensado em ser tal coisa, até a vinda de Lucius a vila. Lucius deseja ser aprendiz da elementar Elemiah que vive em Diaspos. Com a ajuda de Kiara o garoto chega até a torre aonde mora Elemiah. A elementar se espanta com a vinda do garoto, diz a ele que só dará aulas a ele, se o garoto encontrar alguém para ser aprendiz também, pois ela só da aula para dois alunos juntos. Lucius por não conhecer ninguém na cidade, além de Kiara que o ajudou a achar a torre, convida a menina a ser aprendiz junto com ele. Será que Kiara irá seguir os passos de sua mãe? Ou irá fazer aquilo que seu pai deseja para ela?

O livro tem uma ideia principal, muito criativa. O autor criou um novo mundo com lutas, magia, romances, aventuras e muita, muita ação. Os capítulos são pequenos, o que faz a leitura fluir de uma forma agradável. A trama aborda também alguns conflitos que a maioria das pessoas tem, decisões para a vida, dúvidas sobre qual caminho escolher, ser motivo de piadas por não serem bom em algo, ciúmes, amizades...

A leitura é maravilhosa, tem tudo na medida certa, nenhuma parte do livro a leitura fica cansativa ou enrolada. Existem várias reviravoltas, ações e uma mitologia criada pelo autor, que é magnífica. As cenas de lutas foram bem elaboradas pelo autor, dando espaço para a imaginação do leitor se formar como deseja. Apareceram também, muitos personagens ao longo do livro, todos bem elaborados com vinda e idas ideais para o ritmo da história.

A leitura me deixou bem apreensiva em certas partes, por exemplo, chega a certo ponto da leitura que a tensão em volta de um fato é tão grande, que eu quase gritava “sai daí looogo!”.  E daí quando estava no ultimo capitulo, crente que tudo já estava resolvido, aparece uma bomba que me deixou de queixo caído. O Khêder foi muito criativo no aspecto reviravoltas da trama, pois agora estou roendo as unhas para uma continuação.

É uma obra brasileira ótima, que merece muito destaque. Um livro fantástico que deveria estar na estante de todo leitor que preze uma boa aventura. A história prende mesmo e nos faz querer mais e mais desse mundo de Kiara e Lucius.

Avaliação completa:
Capa: 5/5
Narrativa: 5/5
História: 5/5

Kamila Raupp

7 comentários:

  1. Olá :)
    Caraca nota máxima em tudo na sua avaliação?
    Vou procurar este livro *----*

    Beijos e tudo de bom

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha, ficou ótima. Gostei bastante do livro!!
    E achei a capa dele bem linda.!!
    Beijokas enormes
    Brih
    Meu Livro Rosa Pink
    http://meulivrorosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Que curioso!
    Elementais é uma temática boa que ainda não está tão divulgado!
    Parabéns pela resenha!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Hummm fiquei curiosa, já vi o Khêder em alguns eventos literários aqui em São Paulo divulgando o livro.

    Vou procurar conferir em breve ^^

    Ótima Resenha ;D

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi, eu vi uma entrevista com o autor, e o livro tem tudo para ser bom, quero muito ler. Mas não acho para comprar, vou tentar um parceria com ele, ou promoção ! Boa sorte pra mim !! Gostei da resenha, é isso ai, autores brasileiros cada dia mais fortes :D

    Fernando | Nerd Literário

    http://nerdliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Nunca tinha ouvido falar, mas depois da tua resenha fiquei muito interessada. Sem contar que tanto a capa quanto a sinopse são super atrativas, ne? Adorei!
    Parabéns pela resenha

    Beijoss
    Thaís - Berchim e etc

    ResponderExcluir