sexta-feira

Entrevista #2: autora Fernanda Saads


Olá, como estão? Hoje venho com uma entrevista com a Fernanda Saads, autora de Confissões de Laura Lucy, já resenhado aqui no blog. Confiram a entrevista e espero que gostem! Já posso ir adiantando que tem bastantes novidades, como futuros livros da autora e até uma continuação de Confissões de Laura Lucy! Não deixem de ler. 


Conte um pouco para os leitores do blog, como é a Fernanda?
É tão difícil me descrever... Acho que sou divertida, tolerante, jovial, tranquila, extrovertida. 

Como surgiu a vontade de ser escritora e quantos anos tinha?
Eu sempre gostei de escrever, mas nunca tinha pensado em ser escritora. Desde adolescente fazia poesias, contos. Mas foi só em 2005, aos 24 anos que escrevi meu primeiro livro.

Muitos jovens hoje em dia, têm o sonho de serem escritores. A literatura brasileira aumentou bastante de nível e de popularidade. Como você encara isso? Apóia esse novo incentivo das editoras e blogs a novos autores brasileiros?
Eu acho isso muito bom, afinal, existem muitos escritores nacionais talentosos. Claro que apoio o novo incentivo das Editoras e, acredito que os blogs contribuiram muito para esse cenário. É o marketing mais eficiente, quando pensamos em fazer mais com menos. 

Você tem outros livros publicados ou planos para isso? Se sim nos conte um pouco mais sobre eles.
Tenho um livro em conclusão, mas ainda será analisado por uma Editora. 

Quem são suas inspirações literárias?
Sophie Kinsella é a minha escritora favorita. Mas também Marian Keyes, Johanna Edwards, Gemma Townley entre outras.


Como surgiu a ideia de escrever um chick lit?
Surgiu pelo fato de eu amar ler chick lits!

A protagonista do seu livro é uma pessoa hilariante, bipolar e muito sortuda. Em quem (ou no que) você se inspirou para cria - lá?
Não me inspirei em pessoas específicas. Só imaginei uma mulher desesperada, sonhadora, sem noção, mas de boa índole e com uma grande tendência a se meter em confusões.


 “As Confissões de Laura Lucy” terá algum tipo de continuação?
Provavelmente.

As partes de romances foi uma das minhas favoritas no seu livro. Já pensou em escrever algum romance?
Meu novo livro é um romance. Nada parecido com Laura Lucy. É sobre a descoberta do conceito real de amor. Sobre como muitas vezes buscamos lá longe algo que está muito próximo. Ou quando damos valor às coisas erradas. Vai se chamar "Do seu lado".

Quando alguém faz uma crítica negativa ao seu livro, como você lida com isso?
 Quando escrevemos alguma coisa, por mais que saibamos que não é perfeito, sentimos amor pelo resultado final. Sentimos amor pelos personagens, pela história e etc. Não vou ser hipócrita e dizer que não me importo. Inicialmente foi mais difícil. Nas primeiras "três estrelinhas" no skoob, eu fiquei bem pensativa. As críticas negativas, quando são construtivas, não me deixam frustrada. Pelo contrário, eu fico refletindo para melhorar no futuro. Mas quando são feitas sem embasamento ou só do tipo "o livro é ruim e pronto", quem ficaria feliz?  
Não dá para agradar todo mundo, né? Além do mais, se todos gostassem, teria alguma coisa errada. 

Teve alguma coisa em seu livro que não ficou da forma como você queria ou pretendia? Ou ao terminá-lo você sentiu o famoso sentimento de “dever cumprido”?
Eu acho que se fosse reescrevê-lo, mudaria algumas coisas sim. Especialmente na escrita que, hoje, está mais madura que na época. Mas o propósito do livro foi cumprido. Eu quis escrever algo para divertir. Não era uma história profunda com personagens densos. As Confissões de Laura Lucy é um livro cheio de situações onde a personagem mostra como lida com aquilo, do jeito maluco dela. 

Como é para você ter se tornado uma escritora? Já se acostumou com isso?
Não há muita diferença palpável. Não tenho multidões correndo atrás de mim, rsrs. Mas foi a realização de um sonho. Adoro saber que as pessoas leram e deram boas gargalhadas.  

Escrever para você, é uma profissão ou um passa tempo?
Não é profissão, pois não vivo disso. Escrever para mim é uma necessidade. 

Muito obrigada Fernanda pela sua entrevista! Deixe uma mensagem aos leitores do blog.
Obrigada, Kamila, pela oportunidade. Aos leitores, espero que gostem da entrevista e que se divirtam com Laura Lucy.

Não deixem de comentar e me contar o que acharam!

Kamila Raupp

6 comentários:

  1. Adorei a entrevista e a Fernanda foi bem simpática!
    Gostaria de ler esse livro que me ganhou pela capa e sinopse!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Que fofa! Adorei a entrevista :D Soube que ela é da minha terrinha, João Pessoa. Ainda não li o livro dela, mas está na minha listinha :D

    xx thanny in wonderland

    ResponderExcluir
  3. Olá, Káh!!
    Parabéns pela ideia de entrevistar a Fernanda, ela é um amor de pessoa sempre gentil e dedicada! Já a conheço há um tempinho e venho acompanhando seu trabalho. Espero ter a oportunidade de ler seu livro de estreia, parece ser mesmo bem interessante. Desejo a Nanda um grande sucesso!
    Bom findi.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  4. Adorei a entrevista.
    Acho muito bom conhecer um pouquinho mais sobre os novos autores brasileiros.
    Achei o livro bem interessante
    Bjos.

    http://booksedesenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Nossa que legal, ela parece ser muito fofa ai me deu vontade de ler o lvro.

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da entrevista Kah!!!
    Que bom que os autores brasileiros estão sendo mais valorizados!!!
    um beijão
    http://ondevaoasnuvens.blogspot.com

    ResponderExcluir