sexta-feira

Resenha: O Diário da Princesa – Meg Cabot

A resenha de hoje vai ser do livro, O diário da Princesa da autora Meg Cabot. Eu li com a capa antiga e acho muita melhor do que a nova, o que vocês acham? Na verdade estou numa busca pelos livros da série  com esse tipo de capa da foto, se souberem aonde vendem me avisem. Confiram a resenha e não esqueçam de comentar!

Editora: Galera Record
ISBN: 85-01-06290-1
Ano: 2003
Páginas: 284
Classificação: 4/5

Sinopse do livro: Mia Thermopolis, uma típica adolescente americana, recebe uma notícia que muda sua vida. Seu pai, um príncipe que teve um caso com sua mãe muitos anos antes, descobre que não pode mais ter filhos. Ou seja, Mia se torna a única herdeira do torno de Genovia. Assumir a coroa não é fácil. Antes de subir ao trono, Mia terá que passar por um treinamento duro com sua temida avó. Se o sonho de muitas meninas da idade de Mia é ser uma princesa, para ela isso pode virar um verdadeiro pesadelo.


O Livro conta a história de Mia, que aparentemente é uma adolescente normal. Mora com sozinha com sua mãe, tem uma melhor amiga chamada Lilly, é caloura na escola, sofre de uma paixonite pelo garoto mais popular da escola, tem complexo por não ter peitos, é sempre incomodada pela líder de torcida do colégio e está levando bomba em álgebra. Mas será que é isso mesmo? Mia descobre que por seu pai ter tido câncer nos testículos não poderá ter mais filho. Sim e daí? E daí que seu pai é o príncipe de Genovia e sendo assim Mia é a princesa e futura governante de Genovia. E é ai, que a história toda muda.

Estou levando eu pau em álgebra, mamãe esta namorando com meu professor e sou a princesa de Genovia.
Alguma coisa tem que dar certo. (pág. 104)

Eu nunca tinha lido nenhum livro da Meg (ok, não me matem por isso), mas ela é super, super bem conceituada e não é por menos. A história é bem leve e simples de entender, usa algumas gírias mas nada em excesso. Eu já tinha assistido ao filme, mas mesmo assim quis ler o livro. Achei que a adaptação do filme foi bem feita, pois chega bem próximo a como que acontece no livro. Eu também nunca tinha lido nenhum livro em forma de diário, achei que poderia ser um pouco cansante, mas não no livro da Meg, pois a trama é envolve e é engraçada, e me fez dar muitas risadas.

“Pode ir”, e me deu cinco dólares para dar á servente do banheiro, que eu, claro, guardei para mim. Cinco dólares para um servente! Meu Deus, minha mesada inteira é de dez dólares por semana! (pág. 46)

Meu Deus, só porque talvez um cara goste de mim, eu perco totalmente a cabeça. Tenho vergonha de mim mesma. (pág. 227)

A história é um pouco clichê, é meio aquela coisa “filme para adolecentes entre 12 e 15 anos”, mas eu gostei bastante. Consegui ler ele rápido e não foi nem um pouco enjoativo. Recomendo a todos que gostam de uma leitura mais levinha para passar o tempo. Foi um livro que curti bastante que eu pretendo ainda ler, toda a série.


Avaliação Completa:
Capa: 5/5
Narrativa: 5/5
História: 4/5

Kamila Raupp

12 comentários:

  1. Oiii!

    Eu nunca li os livros da séries, e também nunca assisti os filmes (/ME MATE). Acho fofinho, mas nunca tive o interesse em ver '-' ok, sou anormal. AHUAAUAHAUHAU

    Adorei a resenha. ;D

    Beijos. :*
    Fran.

    ResponderExcluir
  2. Eu li, eu li *-* Adorei essa série da Meg, a Mia é muito fofa, já estou indo para o quarto livro!

    Beeijos
    Jaine - Little things

    ResponderExcluir
  3. Oii Káh
    Eu tbm acho a capa antiga melhor que a nova. To procurando tbm pra comprar mais até agora nada. :(
    Eu ainda não li nem um livro tbm da meg MAIS eu quero ler.
    Já assisti o filme é adorei eu até comprei o DVD O diário da Princesa 1 pra mim quero o 2 agora.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Gostei da resenha e o sonho da maioria das meninas rsrs ser uma princesa.

    Marcos

    http://espacoeditorial.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. eu apenas assisti aos filmes, e gostei demais!
    Sempre vejo os liivros na biblioteca, e como a resenha me deixou mais curiosa, quando eu descongestinar a listinha vou pegar pra ler -*-*-

    Beeijoss

    Bia | www.livroseatitudes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi querida,
    obrigada pelo elogio, tb curti o novo lay
    é pra comemorar o mês de aniversário que tá entrando ;)
    Sobre a resenha, ... MARAVILHOSA como sempre,
    adoro a Meg e essa série é muito boa.
    Sou muuito parecida com a Mia Thermópolis, menos no caso claro de ser uma princesa rs'
    To terminando a minha coleção e não vejo a hora de acabar, pois faltam poucos livros.

    Bjos!

    Visite e não deixe de comentar no .. http://migre.me/56Zw3

    ResponderExcluir
  7. Oii Kah.

    Bom eu não gosto desse tipo de leitura, mais minha namorada tem quase todos esses livros e ela gosta pra caramba. E sua resenha ficou muito boa, está de parabéns.

    ;**

    ResponderExcluir
  8. Olá e ai como vai?
    Nunca li mas a resenha me pareceu interessante.
    Na verdade mesmo...eu gosto de ler mangá ou histórias de Sherlock holmes e Agatha Cristie :)

    Beijos Kamila e um excelente fim de semana
    ......................
    RIMAS DO PRETO

    ResponderExcluir
  9. Ah eu sou louca para ler essa série, e como você, quero encontrar os livros com essas capas normais.

    E não se preocupe, que não é só você que nunca leu nada da Meg antes hehehe. Eu estou lendo um livro dela, somente agora - Insaciáveis. Uma vergonha, mas fazer o quê, são tantos livros, tantos autores, que a gente não consegue dar conta hehehe :P

    Eu também fazia uma ideia de que o livro poderia ser cansativo, já que é um forma de diário. Que bom que não é assim.

    Com certeza é uma história clichê, porém muito fofa. Quero ler muito!

    Beijinhos

    Ler e Almejar

    ResponderExcluir
  10. Oi Kamila!
    Sim, eu também achei que o último cosplay do Vash (que é o primeiro também) ficou perfeito *.*

    Olha eu nunca li esse livro até porque não é gênero que eu gosto mas da Meg Cabott eu já li no pc a saga de A Mediadora, que é até legal. Bom..só que com o tempo a autora deu umas escorregadas (a principio a personagem da Mediadora parece uma pseudo gótica mas nos livros finais quase virou uma pseudo rebelde sem causa).
    Mas concordo que Meg Cabott tem um ritmo de escrita bem leve e rápido que fica agradável.

    bjs
    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Nunca consegui ler nada da série da Princesa =/ Até gosto dos filmes, mas não me empolga o suficiente para ler os livros...

    Bjs,
    Kel - It Cultura
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  12. Olá, Eu amei sua resenha etou louca pra ler! Adoro ler !faça uma reseha sobre Agatha Cristie simplesmente amo!E tb sobre a coleção Garotas da Rua Beacon!!Bjs!

    ResponderExcluir