segunda-feira

Resenha: A Vida sem Manchete - Gilmar Marcílio



Editora: Belas Letras 
ISBN: 978-85-60174-79-9
Ano: 2011
Páginas: 170
Classificação: 3/5

Sinopse: A sensibilidade que desperta os sentidos do escritor para sutilezas na simplicidade do cotidiano é a mesma que o faz perceber o que está intrínseco no mais complexo dos relacionamentos. Com a capacidade de observação pura da natureza, unida à profunda percepção da alma humana apoiada em fundamentos filosóficos, Gilmar Marcílio nos faz repensar a vida com suas reflexões que tocam o coração. Os textos de 'A Vida Sem Manchete' farão cada leitor descobrir uma forma diferente de pensar o cotidiano, dar uma nova dimensão para um momento vivido ou evocar um sentimento nostálgico. E dessa forma, enxergar os presentes que chegam de todos os lados, como tarros de luz deixados à nossa porta, enquanto olhamos distraídos para o lado errado das nossas vidas. 

A Vida Sem Manchete, é um livro difícil de resenhar. Pois o mesmo é um conjunto de crônicas, são 57 ao total, o que dificulta na hora de resenhar, pelo fato de ser complicado e trabalhoso falar sobre cada uma.
Não sou fã de crônicas, não é o tipo de leitura que eu goste. Mas  o autor Gilmar me surpreendeu. Ele escreve bem e tem bastante sutileza ao tratar de diversos assuntos. As vezes concordava tanto com o que ele escrevia, que parecia que estava tendo uma conversa comigo mesma. Também se percebe bastante filosofia nas crônicas lidas, o que é bom. Pois as vezes, nos ajuda a entender coisas sobre nós mesmos, nossas atitudes e as das pessoas que nos rodeiam.
Como disse, é difícil resenhar um livro de crônicas. Não é meu gênero favorito, mas recomendo a leitura. E recomendo também que a faça, juntamente com outro livro. Pois talvez a leitura se torne um pouco cansativa, porque tem uma escrita mais culta e é narrada em primeira pessoa. É só uma dica, que para mim funcionou, do caso contrário, talvez não teria lido todo o livro.

Destaque para as crônicas: Crianças no divã, Fé, Quanto custa ser feliz e Doe, empreste,distribua.

Classificação completa:
Capa: 4/5
Narrativa: 3/5

Kamila Raupp

Um comentário:

  1. Embora não tenha lido muito esse tipo de texto ultimamente, gosto muito de crônicas. Mas acho sua dica importante. Não é o tipo de livro para sentar e ler tudo de uma vez. É bom ler aos poucos, para poder saborear cada história.
    Adorei a dica!
    bjo

    ResponderExcluir