sábado

Resenha: O Mundo de vidro - Mauricio Gomyde

Editora: Porto 71
ISBN: 978-85-911840-0-2
Ano: 2011
Páginas: 235
Classificação: 4/5

Sinopse: Até onde pode ir a paixão de uma pessoa por outra? Como, quando e por que começa? Até que ponto pode-se cometer alguma loucura para fazer parte da vida de alguém? Quais as consequências da paixão avassaladora incompreendida? Nesse seu primeiro e hilariante romance, Maurício Gomyde retrata o cotidiano de um cidadão normal como tantos que se vê por aí em qualquer canto, tentando responder estas aparentemente simples perguntas. Passeando com extrema facilidade tanto pela linguagem refinada e sutil quanto pela tosca, Maurício Gomyde nos brinda com um livro de leitura fácil e extremamente agradável.

O livro conta a história de Ele, um cara normal, que leva uma vida “pacata” e sempre do mesmo jeito durante muitos anos. E de Ela, uma mulher linda, que tem o noivo perfeito, e a vida que sempre quis. É decidida e vive da forma mais intensa que pode.
Por ironia do destino, Ele perde o metro de todo dia e acaba no que vem em seguida. Quando Ele entra no mesmo, vê Ela, no ultimo banco do metro lendo. É amor a primeira vista. Ele a segue depois disso e descobre que Ela estuda em um curso de “Master Applications for Economic Business”, sem pensar duas vezes, se inscreve no curso. Bom e daí... daí só o destino, o autor e quem ler o livro é que vai saber.


Se eu tivesse que descrever esse livro em apenas uma palavra, seria hilário. Eu ria alto em inúmeras partes da história, de tão engraçadas que era. O livro é um romance com muita comédia (como já podem perceber), é um livro gostoso de ler, fácil de compreender e quando se da por si a leitura já está bem no final. A narração é em terceira pessoa, o que facilita vermos os pontos de vista de Ele e Ela. Sim, os personagens principais não tem nomes, eles são apenas denominados Ele e Ela, o que de certa forma contou bastante pontos, pois tornou a leitura interessante e diferente. No começo foi um pouco confuso, mas depois que se pega o ritmo da leitura, fica fácil.
 Durante a leitura, podemos ver o grande talento que o autor tem. Pois em algumas partes do livro, terá um livro dentro de um livro (confuso né? Leia para entender), dessa forma, podemos ver como o autor consegue escrever algo descontraído e engraçado, mas também algo sério e tocante.
É realmente um livro muito bom, mas um brasileiro que merece destaque. Gostei muito do estilo da escrita do autor e não vejo a hora de ler mais livros dele.

Classificação completa:
Capa: 5/5
Narração: 4/5
História: 4/5

Kamila Raupp

5 comentários:

  1. Olá :)
    Essa obra eu não conhecia :O

    Bem legal a resenha >.<

    Beijos Kah e tenha uma excelente semana

    ResponderExcluir
  2. A leitura desse livro deve ser muito gostosa! A única coisa que eu ainda fico em dúvida quando leio resenhas dele é sobre a ausência do nome dos personagens. Acho estranho, mas gostei da ideia. Sei lá. ASUHASHAU

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  3. Sou suspeita para falar do livro do Gomyde. Simplesmente amo. Eu ria tanto que no ônibus tive que disfarçar, porque já estava chamando a atenção. Ele tem outro, só que ele deixa um humor um pouco de lado e passa a ser mais romântico. Lindo demais : Ainda não te disse nada! Super recomendo... BJS Kah... Vê se não some de vez heim? kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Esse livro chegou aqui em casa esta semana, vindo de uma troca. Achei a ideia interessante. Ainda não li, mas estou bem empolgada!
    bjo

    ResponderExcluir
  5. A história parece ser legal, mas como assim ele a segue e descobre onde ela estuda e coisa e tal? *medinho* hahahahaha
    Eu não gostei dos personagens serem chamados de Ele e Ela, muito estranho.
    Mais um pra minha listinha de quero ler, rs.

    ResponderExcluir