sexta-feira

Resenha: Apátrida - Ana Paula Bergamasco

Editora: Todas as Falas 
ISBN: 9788599721148
Ano: 2010
Páginas: 338
Classificação: 5/5

Sinopse: Irena nasceu na Polônia, no entre guerras mundiais. Cercada de esperanças e sonhos. Cresceu sob a turbulência política das décadas de 20 e 30 do século XX. Encontrou na primavera da sua vida um grande amor e amigo. Este permearia a sua existência. A guerra, a religião e as conturbações sociais mudariam seu destino e a empurrariam numa avalanche de acontecimentos que a transformariam de menina em sobrevivente...



O livro conta a história de Irena, uma menina que morava na Polônia com seus pais e irmãos. Viviam de forma simples e na medida do possível felizes. Irena conhece Jacob na infância, o mesmo se torna seu melhor amigo e seu primeiro amor. Após algumas idas e vindas, o destino dos dois acaba se desencontrando quando Jacob se casa com Ewa. Ambos judeus pretendem seguir as tradições das famílias.  Irena é católica ortodoxia, vê seu mundo desabar quando perde seu amado. Após algum tempo de sofrimento, Irena conhece Rurik, se apaixonam, se casam e se mudam para a terra natal dele. Uns meses depois de casados, ela engravida e da à luz ao seu primeiro filho, Jan. Quando tudo parecia na mais bela harmonia e paz, a segunda guerra começa. Devastando a sua vida, de seus familiares e amigos.

O livro é de leitura fácil e simples. Os capítulos são bem pequenos, o que ajuda na leitura, pois o mesmo é bem grande. A autora misturou um pouco da língua polonesa com o português, o que foi interessante para a desenvoltura da trama. A narrativa é em primeira pessoa. O prólogo começa após tudo ter passado, com Irena idosa dando uma entrevista. No começo, achei que isso foi uma espécie de spoiler, pois de uma forma ou outra, dava para saber que certos fatos não acontecem.
Mas me enganei, pois a história é tão bem planejada e desenvolvida, que por mais que alguns fatos são mostrados ao leitor desde a primeira linha, consegue nos surpreender. A autora utilizou alguns aspectos simples, que tornaram a história envolvente, como por exemplo, chega a uma altura da história em que um capítulo é narrado na época de guerra e um na época pós-guerra. O que achei genial, pois prendia muito a leitura e não a tornava cansativa.
O que também me chamou muito a atenção foi à escritora usar os fatos que de fato aconteceram na guerra, aqueles que todos sabem. E misturar com acontecimentos simples da vida que dava uma pitada a mais na leitura. Posso garantir que terá muitas surpresas até os últimos capítulos.
O único ponto que posso classificar como negativo, foi à diagramação do livro. A fonte usada é muito pequena, o que dificulta a leitura. O que ajudou, foi os capítulos serem realmente bem pequenos, por exemplo, alguns tinham 2 folhas. Mas depois que se pega o ritmo dele, até que não atrapalha tanto.
É difícil traduzir em palavras tudo o que senti ao ler esse livro. Como a segunda guerra mundial se sucedeu, todos nós sabemos. Mas ler o que sentiu na pela a protagonista, chegava a doer. Pensei inúmeras vezes após ler o livro, em como um ser humano pode ser tão cruel, tão maldoso com os outros? Pelo simples fato de não serem de raça, religião ou cor igual à dele. Teve alguns fatos que chegou a me revirar o estomago e me fazer chorar com tamanha crueldade. E o pior é pensar que tudo isso foi real. É uma leitura bem triste, até mesmo antes da guerra se suceder. Mas é um livro que vale muito a pena ser lido, passa uma mensagem linda. A protagonista Irena, é um exemplo para todos. Pensar em tudo que uma pessoa é capaz de suportar pela sua sobrevivência e daqueles que ama.
Realmente termino essa resenha, com um sentimento de não ter conseguido passar a grandeza que é essa leitura. A autora Ana está de parabéns pela obra fantástica que fez. Um livro realmente marcante e lindo.

Avaliação completa:
Capa: 5/5
Narrativa: 5/5
História: 5/5

Kamila Raupp

4 comentários:

  1. Eu li esse livro á algum tempo, e gostei muito mesmo, foi um dos melhores livros de 2011. Mais não acho que seja uma leitura facil como você disse, pra mim foi uma leitura dificil que me surpreendeu muito, pois nunca li nada igual.

    ResponderExcluir
  2. Amei a sua resenha Kamila!
    Ficou ótima!
    Ainda não tinha lido nenhuma resenha do livro e fiquei bastante curiosa com ele. Vou colocá-lo na minha lista!
    BjO

    ResponderExcluir
  3. Esse eu comprei diretamente com a autora, que aliás, é uma fofa de marca maior. Adoro livros onde acontecimentos históricos sejam mais do que "panos de fundo", e sim um dos protagonistas da estória, e é esse o caso. A autora conseguiu trazer sensibilidade para uma trama triste por natureza. Amei a resenha!

    ResponderExcluir
  4. Olá :)
    Nota máxima na sua avaliação?
    Esse livro eu quero ler *----*

    Beijos e cuide-se Kamila

    ResponderExcluir