quinta-feira

Resenha: Meninas Inseparáveis – Lori Lanses

Editora: Globo 
ISBN: 978-85-250-4319-1
Ano: 2007
Páginas: 390
Classificação: 5/5

Sinopse do livro: Meninas Inseparáveis é uma autobiografia ficcional das irmãs siamesas Rose e Ruby Darlen. As vésperas de completarem 30 anos Rose resolve escrever sua história, na qual é acompanhada pela irmã. Uma não lê o que a outra escreve e o resultado são capítulos que se mesclam com pensamentos e memórias. Juntos, eles apresentam uma visão única da vida das duas irmãs.

O livro conta a história de Rose e Ruby, duas irmãs gêmeas siamesas ou gêmeas craniópagas (para quem não sabe, são duas pessoas que estão ligadas por uma veia essencial no crânio, e isso impede os médicos de separá-las.) Rose adora ler, falar de esporte e sempre se demonstrou a mais forte das duas irmãs. Ruby é viciada em televisão e só lê revista de fofocas. Ela é a mais fraca, em todos os aspectos, não pode caminhar sem ser “agarrada” na irmã e sofre de problemas no estomago que a impede de viajar e comer algumas coisas sem passar mal. Com 29 anos, Rose decide que quer escrever uma autobiografia e com isso pede a ajuda da irmã. As duas combinam de não olharem o que a outra escreve, até o livro estar pronto.

Já tio Stash acreditava que não é preciso ser louco para fazer coisas insensatas: basta ser jovem. Pág: 34

É claro que existe certo isolamento por ser tão diferentes, contudo, ao mesmo tempo, é fascinante: acho que se trata de uma rara oportunidade de observar a nossa geração sem fazer parte dela. Pág: 52

Às vezes eu penso que esse livro foi uma espécie de “presente do céu”, pois quando me escrevi no seu grupo do LV do skoob, pensei ser outra história, outro livro totalmente diferente. Não imaginava que era uma história sobre irmãs siamesas, até quando o livro chegou para mim, estranhei, pois achei que fosse até outra capa. Mas porque ser um “presente do céu”? Porque a história que este livro conta é algo extremamente emocionante e especial.

Tia Lovey costumava dizer que todo mundo tem uma história para contar e que, até na vida das pessoas mais comuns, aconteciam coisas maravilhosas. Talvez ela tivesse razão. Pág: 143

Ela diz que o mais improvável de tudo é que duas irmãs que não se separaram na barriga da mãe conseguissem viver – e nós estamos aqui. Pág: 163

O modo como à autora abordou um tema que pode sempre ser visto como algo bizarro e estranho foi excepcional. Nem preconceitos, sem estranhezas, apenas amor. Um amor tão grande e bonito entre as duas irmãs, que parece que o mesmo sai das páginas e paira dentro de nós. A forma como pode ser abordado um assunto com dois pontos de vistas totalmente diferente, chega a ser engraçado. Pois às vezes uma coisa foi totalmente mágico e inesquecível para uma e para a outra foi apenas simples e normal.

Hoje, antes de fechar os olhos para dormir, minha irmã lamentou por não ter feito nada heróico na vida. Bem, ela realmente não pode repentinamente subir numa árvore e salvar um gato ou estudar medicina e começar uma importante pesquisa de combate ao câncer. Mas Rose é minha irmã, e isso é heróico. Pág: 275

Não sei como explicar, mas se eu tivesse visto esse livro numa livraria (por exemplo), talvez não tivesse me interessado, pelo fato de ser um assunto que não me chama muita atenção. Mas após lê-lo eu sei que me arrependeria totalmente se tivesse cometido tal ato. A escrita é tranqüila de fácil compreensão. Tinha alguns erros de digitação bem chamativos, mas não algo que se atrapalha a leitura. Tem uma trama bem envolvente e que faz querer ler, ler e ler cada vez mais.

Deve ser muito difícil para um homem viver sem alma. Pág: 361

Minha irmã explicou que as coisas sempre voltam, porém algumas são mais obvias que as outras. Pág: 386

Bom, não sei mais como fazer essa resenha, nem o que mais falar. Mas Meninas Inseparáveis foi um livro que mexeu bastante comigo e que eu releria fácil. Não sei se é assim com todos, pois cada um tem sua opinião. Mas quando tiver a oportunidade de lê-lo, não deixe passar, pois é um ótimo livro.

Avaliação Completa:
Capa: 5/5
Narrativa: 4/5
História: 5/5

Kamila Raupp

10 comentários:

  1. Oiii Kah... Eu tinha visto já a capa do livro, mas nunca tinha lido nenhuma resenha. Com certeza parece um livro bem marcante!
    Vou colocar na minha lista.
    Bjosssssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Ainda não conhecia esse livro e nunca tinha visto nenhum sobre esse tema. Fiquei bem curiosa, parece ser uma história linda e emocionante. :)
    Beeeijos

    Marina Oliveira
    http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Vi esse livro várias vezes na livraria, até hoje não tive nenhuma vontade de lê-lo. Após a sua resenha, confesso que fiquei com um pouco de vontade, mas acho que não estou no pique para esse tipo de leitura! :D

    Beijão
    Will
    Vício de Cultura

    ResponderExcluir
  4. Nossa a capa é linda, mas não sei se leria não, talvez me fizesse chorar e eu não estou muito afim disso.

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Gostei da resenha e fiquei com vontade de lê-lo! *-*
    beijinhos, ótima sexta! :D

    ResponderExcluir
  6. Adorei seus comentários e a capa é muito meiga!
    Eu quero!

    Bia | Blog Livros e Atitudes

    ResponderExcluir
  7. Oi!

    Não tinha visto nada desse livro, até agora.
    e adorei a sinopse. Parece ser bem bacana!

    Beijos
    Thata e os Livros ~

    ResponderExcluir
  8. parece ser um livro lindo mesmo, não me chamaria a atenção numa livraria também, mas ainda bem que li sua resenha ;D

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    Eu nunca ouvi falar deste livro, e nunca li um livro do gênero... Acredito que a história deve ser bem marcante, pois alem de ser sobre gemeas você falou meio que da intensidade do livro... Amei sua resenha...

    Beijos, Patty
    Cartas para Ficção

    ResponderExcluir
  10. eu estou lendo esse livro, já estou na pagina 80, é mto emocionante... estou amando
    bjos!

    ResponderExcluir