quinta-feira

Resenha: A Bolsa Amarela – Lygia Bojunga

Editora: Casa Lygia Bojunga Ltda     
ISBN: 85-89020-03-7
Ano: 2009
Páginas: 135
Classificação: 4/5

Sinopse : A bolsa amarela é um romance de uma menina que entra em conflito consigo mesma e com a família ao reprimir três grandes vontades (que ela esconde em uma bolsa amarela) – a vontade de ser gente grande, a de ter nascido menino e a de se tornar escritora. A partir dessa revelação – por si mesma uma contestação à estrutura familiar tradicional em cujo meio “criança não tem vontade” - essa menina sensível e imaginativa nos conta o seu dia-a-dia, juntando o mundo real da família ao mundo criado por sua imaginação fértil e povoado de amigos secretos e fantasias. Ao mesmo tempo que se sucedem episódios reais e fantásticos, uma aventura espiritual se processa e a menina segue rumo à sua afirmação como pessoa.

O livro conta a historia de Raquel, uma menina que vive com sua família, a qual vive reprimindo as coisas que ela tem vontade de fazer e rindo do que ela faz. Assim Raquel tem três vontades, a de ser escritora, de ser gente grande e de ter nascido menino. Vontades essas que crescem a cada dia mais e a menina não sabe mais como fazer para escondê-las. Raquel inventa muitas coisas, nomes, amigos imaginários e histórias. Um dia ela e sua família recebem um pacote da tia Brunilda, tia essa que vive enjoando das coisas e sempre acaba mandando o que não quer mais para eles. Nunca sobra nada para Raquel, mas nesse dia foi diferente, sobrou uma bolsa amarela. Era o que faltava para ela poder esconder a sua vontades e quem sabe mais algumas coisas que ela iria encontrar...

“E se eu escrevo um romance? Ai ninguém mais pode ficar contra mim porque todo mundo sabe que romance é a coisa mais inventada do mundo.” Pág: 21

Esse foi o primeiro livro “grande” que eu li na vida, e ao ver minha irmã com ele, não pude resistir e tive que reler. É um livro infantil e o mesmo é contato pela protagonista da trama. Tem uma escrita de compreensão fácil e nos faz viajar aos tempos da infância.

Se o pessoal vê as minhas três vontades engordando desse jeito e crescendo que nem balão, eles vão rir aposto. Eles não entendem essas coisas, acham que é infantil, não levam a serio. Pág: 23

É gostoso de ler essa história me fez rir e pensar em como criança inventa cada coisa. O livro retrata bem aquela fase de “quero fazer tudo, mas nunca posso”. Retrata a descoberta de gostar de nós, do jeito que somos. De descobrir ideais e lutar por eles. De perder aquele medo de sempre ser reprimido.

- Ás vezes a gente quer muito uma coisa e então acha que vai querer a vida toda. Mas aí o tempo passa. E o tempo é o tipo do sujeito que adora mudar tudo. Um dia ele muda você e pronto: você enjoa de ser pequena e vai querer crescer. Pág: 49

Assim é Raquel e a sua história. Uma menina que descobre que às vezes é bom ter amigos de verdade, que é bom ser do jeito que é, que não só porque é menina não pode fazer algo e que se vão rir de você, deixa para lá o que importa é fazer o que se gosta. Se você tem irmãos, filhos, primos ou sobrinhos, incentivam-os a ler e comece com Bolsa Amarela, um livro brasileiro, maravilhoso e com cara de criança, que todos deveriam ler pelo menos uma vez.


Avaliação completa:
Capa: 3/5
Narrativa: 4/5
História: 4/5

Kamila Raupp

21 comentários:

  1. Nossa, eu adorei tua resenha!
    Eu tenho impressão de já ter visto alguma coisa sobre esse livro em outro blog, mas passei direto! è a primeira vez que paro e leio!

    Vai entrar na minha lista de leitura! =D

    ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom,eu já li este livro e eu vou resumi-lo também:

      A Bolsa Amarela
      Esse livro fala sobre uma menina chamada Raquel que tem vontade de ser grande, de ser menino e se tornar escritora. Só que sua familia não da atenção para ela, não acredita nela.Por ser criança, sua família trata ela diferente e pensa que criança não tem vontades.Raquel junta o mundo real da família com o mundo criado por sua imaginação, cheios de amigos secretos e fantasia.
      Dentro de uma bolsa amarela, ela coloca suas vontades, imaginações, amigos.Juntos vivem uma aventura incrível cheia de emoções e fantasias, assim resolvendo seus problemas com sua familia e com o mundo.

      Excluir
    2. esse livro é muito chatooooo nunca vi livro pior do que é!
      é uma bostaaa essa resenha nao me ajudo em nada so me fez tirar uma nota ruim!

      Excluir
    3. Eu nao acho, esse livro é muito bom,tirei uma excelente nota no meu trabalho sobre este livro tenho ele na ponta língua,acho que nao existe livro ruim existe gente que não gosta de ler !

      Excluir
    4. Para sua enformaçao nao precisa de fazer o resumo que ja tem ta . Se for pra falar mal dele vai reclamar com quem escreveu ta, pois nao o fala de jeito com quem o gosta e no minimo se eu te conhecece eu ia falar que seu livro preferido e uma merda e entao fecha a matraca que ningeum quer saber o que Voce acha ta.Esse resumo e muito bom ,se Voce tirou nota ruim na prova que se dane ninguem mandou voce bao pegar o livro completo seu(a) anta pois o problema foi seu nao de ninguem,e eu acho que Voce nao queria ler desaforo de ninguem e entao guarda essas coisas ruins que Voce acha dele pra Voce.Aqui quem ta falando nao e anonimo e a Larissa Manoela Elias Tarques Santos.E vc ouviu guarda pra Voce esse desaforo e nao fale mais nenhuma palavra ruin que seja desse livro.

      Excluir
  2. Oii
    O blog 100% Leitura está a renovar as parecerias! Está interessado? Então deixe-nos saber!!
    ...
    ♡ ... http://malucosdaleitura.blogspot.com/ ... ♡
    ...
    xoxo

    ResponderExcluir
  3. Faz tempo que eu não me deparo com um livro dessa autora... Não é algo que eu leria hoje em dia, mas tenho um respeito imenso por escritores que, como a Lygia Bojunga, são capazes de incentivar uma criança que nunca leu nada a se aventurar no mundo das palavras, criando um hábito que pode durar uma vida inteira. Sem os autores infantis, muitos de nós nunca teriam acesso a obras mais adultas, reflexivas, profundas. Palmas pra eles.

    =*
    http://livrosletrasemetas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Nossa que legal achei bem interessante deve ser super boa de trabalhar com as crianças.

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Ah eu gosto muito de livros assim,me amarro em infantil sério.São divertidos e esse parece ser assim tbm vai pra minha lista.

    ResponderExcluir
  6. Passei a infância com esse livro.
    Só lembranças muito boas eu vivi com ele...
    bateu uma saudade...
    *_*
    a resenha tá ótima... fez voltar a todas essas lembranças.

    ResponderExcluir
  7. Lembro que minhas professoras da terceira, quarta série (sim, quando ano ainda era série!) recomendavam tanto estes livros. Algumas vezes até chegaram a ler partes dele para gente na sala de aula. Confesso que nunca me chamou a atenção, mas depois de ler sua resenha fiquei com certa vontade de pegá-lo na estante da biblioteca da escola! rs'


    Beijinhos, Amanda Cristina.
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  8. Olá meniinas estou de volta...parabens pelas resenhas pareii de escrever por um tempo mas, estou de volta. Com as permissão de vocês vou passear por aqui de ves em quando viiu. Bjos fiquem com Deus

    *.*Book Maníaca*.*

    ResponderExcluir
  9. esse livro e uma BOSTAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA nunca vi livro mais chato e sem noçao como esse so li por causa da escola.......o.O

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´

      Excluir
  10. esse livro e mesmo uma bosta so li pora causa do colegio

    ResponderExcluir
  11. muito legal esse livro

    ResponderExcluir
  12. estou lendo e por enquanto estou adorando e um livro muito bom

    ResponderExcluir
  13. Esse livro é encantador! Foi o primeiro livro que li inteiro quando tinha 8 anos e o re-li agora com 16 e o sentimento de satisfação pela história é o mesmo !

    ResponderExcluir