quinta-feira

Resenha: O Pequeno Príncipe - Antonie de Saint-Exupéry

O Pequeno Príncipe do autor Antonie de Saint-Exupéry 


Editora: Agir
ISBN: 85-220-0523-0
Ano: 2006
Páginas: 93
Classificação: 4/5


O livro conta a história de um homem que após uma pane no seu avião, fica perdido no deserto. Do nada aparece um menino, ou melhor, um pequeno príncipe. O pequeno príncipe conta ao aviador, sobre o asteróide aonde mora e que após discutir com a única rosa que tinha no seu planeta, decide visitar outros lugares. Na sua visita ele encontra diversos tipos de personalidade humana, assim como egocentrismo, a ganância, a embriaguez, a vaidade e etc. O príncipe chega ate o planeta terra, aonde encontra uma raposa que lhe ensina o verdadeiro sentido da amizade.
Sempre tive vontade de ler essa história, mas todos a quem perguntava se o livro era bom me diziam que o mesmo era extremamente chato. Resolvi então assistir ao filme, e confesso que não consegui assisti nem aos 15 minutos inicias. Poxa, que musical chato hein?!
Enfim, depois disso resolvi dar mais uma chance a história e ler o livro. Apesar de muitos considerarem uma história infantil, eu discordo. Acho que uma criança não conseguiria entender o que a história realmente passa. O livro é narrado pelo aviador (que creio eu, seja o autor do livro), é um livro pequeno e de leitura rápida, terminei ele em uns 4 dias. Eu adorei o livro, achei que o autor consegue passar a mensagem de que muitas vezes as pessoas adultas são realmente chatas e obcecadas pelo trabalho e esquecem que um dia já foram crianças e viram o mundo de uma forma simples, assim como o pequeno príncipe. O pequeno príncipe nada mais é do que a imaginação do aviador, ao ficar sozinho no deserto. Aonde o mesmo consegue se ver quando criança e pensar no porque das pessoas grandes serem do jeito que são.
Na verdade, cada leitor pode tirar suas próprias conclusões do livro ou simplesmente não entender absolutamente nada do mesmo. Eu gostei bastante do livro e acho que todos aqueles que já desistiram do mesmo, pense duas vezes antes e dê mais uma chance a história, pois garanto não irão se arrepender.




Avaliação completa:
Capa: 5/5
Narraiva: 4/5
História: 4/5

Kamila Raupp

15 comentários:

  1. Oii, adorei a resenha!
    Eu tambem concordo totalmente com vocE, todo mundo le esse livro e fica falando que e ruim, chato, etc
    Mais eu adorei, penso que as pessoas nao conseguiram captar a mensagem dele, que e linda ..
    Beeeijos !

    mylovers893.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Bem legal a sua resenha!
    eu nem me lembro se ja li esse livro mas se li provavelmente não entendi a história. Agora com a sua dica acho que vou dar uma chance a ele.
    Beeijos
    Jaine - Little Things

    ResponderExcluir
  3. Sabe que eu nunca li esse livro... Vou ver se uma hora leio! Gostei da sua resenha.

    Bjus
    Gisele
    http://dicasdelivrosefilmes.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu li esse livro pela primeira vez a pouco tempo
    Fiz uma postagem no meu blog sobre ele também! Se você puder dar uma olhada: http://ondevaoasnuvens.blogspot.com/2011/04/malamadao-pequeno-principe.html

    Concordo com você no ponto de que não é um livro infantil, mas é um ótimo livro para ser lido como criança. Eu fiquei apaixonada
    Já li 4 vezes xD
    Adorei sua resenha! Um beijão Kah! Se cuida

    ResponderExcluir
  5. Ahh, eu quero muito ler este livro!

    Gostei bastente da resenha!!!

    Preciso lê-lo o quanto antes, e nossa, possui apenas 92 páginas e é tão falado assim? Deve ser muito bom então!

    Beijos!
    _________________________________
    www.livroseatitudes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. muito lindo esse livro, me apaixonei primeiro pelas citações que eu lia pela net, só fui ler o livro mesmo ano retrasado, muito lindo, e concordo com você, não é um livro infantil de jeito nenhum.

    ResponderExcluir
  7. Eu já li esse livro, achei ele super fofo *-* Um dia vou ler outra vez, mas por enquanto tenho milhoes na frente.

    Adorei a resenha!
    Beijinhos, se cuida s2
    http://contandohistoriasempre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Realmente um livro maravilhoso!
    Quando eu era pequena, meu pai lia pra mim, sempre umas duas ou três páginas por dia.

    Ahhh, eu lembro como se fosse hoje o dia do carneiro na caixa, era de noite e eu desatei a rir, meu pai não sabia se ria junto ou mandava eu ficar quieta para não acordar a casa toda!
    =)

    BJinhos
    Psiu!
    www.SilencioQueEuToLendo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Nunca li este livro, mas desde que vi a versão ilustrada/pop-up dele tenho estado curiosa pra ler! A versão pop-up é liinda, pena que é quase R$100,00... O dia que der quero ler! Adorei sua resenha!
    Bjusss...

    ResponderExcluir
  10. Ain
    O Pequeno Príncipe...
    É lindo não, eu acabei lendo em e-book, mas mesmo assim me apaixonei mesmoooo. Super fofo.

    Beijokas e estou te seguindo, acabei de conhecer seu blog!

    ResponderExcluir
  11. O pequeno príncipe não é uma obra para qualquer um. É preciso ter a mente e o coração aberto para compreender a dimensão da mensagem que nos é passada. Singelo, delicado, humano, romântico... São tantas as caracteristicas que fica dificil não escrever esse post sem ficar emocionada. Marcou demais a minha vida. E olha que eu nunca fui miss... kkkkkkkkk

    Kah, amanhã coloco nos Correios seus marcadores. Minha semana foi super atribulada, por isso, só pude pensar nisso hoje. Já separei um monte. Talvez eu consiga mais alguns amanhã. Vamos ver... kkkkkkkk
    BJS!

    ResponderExcluir
  12. Gostei da sua resenha. Eu quero comprar esse livro pra mim ler.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Kamila!
    Estou seguindo seu blog e participando da promoção ^^
    Vim retribuir seu comentário e a propósito, adorei seu blog ;)
    Nada mais justo pra mim do que comentar na resenha do clássico "O Pequeno Príncipe".
    Bom, eu concordo contigo quando você diz que as crianças talvez não entenderiam a mensagem do livro. Acho que é uma mensagem sutil, simples, mas que vale a pena ser lembrada. Apesar de eu ter gostado, não acho que é um livro TÃO imprescindível e TÃO bom quanto muitos dizem, até porque ele possui fama mundial e tem influência em vários campos do Ensino Superior onde se envolvem leituras mais aprofundadas e noções de relacionamento pessoal. Se formos classificar como livro infantil, acho que "O Menino do Dedo Verde" de Maurice Druon reflete muito mais uma história gostosa de ser lida e valores simples de uma criança.

    É isso.
    Boa semana, sucesso com o blog!

    Beijos ;*

    universoliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Eu amo essa história,o filme realmente é antigo e um pouco chato,mesmo assim eu ainda gosto.

    ResponderExcluir
  15. O Pequeno Principe é uma história para adultos com mensagens lindas. Gostei da resenha.

    ResponderExcluir